Lagarto tatu
Embora eles não estejam relacionados uns aos outros, os tatus e lagartos tatu compartilham um traço comum – um corpo blindado, que eles usam para se defender dos predadores.
Esse réptil não tem um capacete ou um colete à prova de balas, no entanto, eles possuem uma armadura embutida na forma de uma pele dura, escamosa e espinhosa. Os lagartos tatu são encontrados nos desertos africanos. Com o fascínio crescente para animais de estimação exóticos, estes lagartos também são caçados para o comércio de animais de estimação, que é uma das principais razões para a sua população decrescente. Eles agora são considerados “vulneráveis”, pela União Internacional para Conservação da Natureza.
Como identificar um lagarto tatu:
Espinhos: A postura defensiva dos lagartos tatu envolve a exibição de espinhos para afastar predadores e inimigos. Eles têm escamas espinhosas que cobrem quase todo o corpo, incluindo a cauda, membros, pescoço e cabeça. As escamas do corpo são geralmente encontradas em cinturas.
Cor: Lagartos tatu são geralmente de cor castanha amarelada. A cor pode variar de castanho acinzentado para amarelo sujo com manchas acastanhadas. A parte ventral ostenta um tom relativamente mais leve de amarelo. O lábio superior é geralmente castanho escuro.
Tamanho: Estes lagartos crescem a um comprimento máximo de 7 a 9 cm. O comprimento da ponta do nariz para o ânus pode ser até 5 cm. O comprimento da cauda pode ser igual ou ligeiramente menor do que o comprimento do corpo.
Estrutura: Os lagartos tatu têm uma cabeça ligeiramente achatada e um corpo rechonchudo. A estrutura plana do corpo ajuda-os a espremer e rastejar para fora de rachaduras e fendas com facilidade, de modo a escapar de predadores. A cabeça é de forma triangular.
A única característica de um lagarto tatu é a sua postura defensiva. É um fato comum que um tatu pode rolar em uma bola quando ele está ameaçado. Estes lagartos também rolam para formar um “anel espinhoso”, por agarrar a cauda na boca, sempre que enfrentam perigo. Quando eles estão em sua postura defensiva, as espinhas se tornam proeminentes, no entanto, as aves de rapina ainda se alimentam desses lagartos. Este mecanismo defensivo é uma das adaptações do lagarto tatu, porque a postura protege sua barriga macia, como a parte traseira. É devido a esta postura defensiva que esses lagartos são chamados de lagartos tatu. Eles podem ficar nessa postura por quase uma hora.
Os lagartos tatu vivem nos desertos ao longo da costa oeste da África Austral. O seu habitat inclui uma vegetação densa (que compreende arbustos e pequenas árvores) e áreas rochosas, para se esconderem de predadores e para hibernar. Estes lagartos são bem adaptados à vida do deserto.
Eles normalmente se alimentam de insetos, especialmente térmitas. Sua dieta inclui aranhas, escorpiões, milípedes e besouros. Principalmente, eles são carnívoros, mas esses lagartos também podem comer material vegetal (folhas e frutas).
Normalmente, a reprodução dos lagartos ocorre durante a primavera. Após um período de gestação de cerca de seis a oito meses, as fêmeas dão à luz a um único filhote (raramente dois). Durante o nascimento, o recém-nascido tem um comprimento médio de corpo de 7 cm. Eles nascem com uma fina capa de corpo membranoso, que eles abrem após o nascimento. Lagartos maduros estão prontos para se reproduzir, quando crescem até um comprimento de cerca de 10 cm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário