Zebra:
1 – Existem apenas três espécies de zebras na natureza e elas só são encontradas na África
São as Zebras de Burchell, também conhecidas como zebra comum ou de planícies; as Zebras de Grévy, também conhecidas como zebra imperial, devido a uma homenagem feita ao presidente da república francesa Jules Grévy, que recebeu uma zebra de presente do imperador da Abyssinia em 1882; e a Equus Zebra, ou zebra das montanhas, que são limitadas às regiões montanhosas da África do Sul e Cabo Ocidental. Todas as três espécies são do gênero Equus, da mesma forma que os burros e cavalos.
2 – Por que as listras?
São várias as teorias. Sendo que uma delas diz que as listras das zebras servem como uma espécie de camuflagem para que elas não sejam vistas pelos predadores. Só que não. As listras, segundo um estudo realizado por cientistas da Universidade de Calgary e publicado pela revista PLOS ONE, servem para proteger os animais do calor brutal, que pode ser muito intenso nas savanas onde vivem. Fica a dica para o verão: experimente usar listras.
3 – As listras das zebras são como impressões digitais
Dentro de cada espécie não há duas zebras que possuam as mesmas listras, elas são tão únicas e originais quanto uma impressão digital. Além disso, cada espécie de zebra possui diferentes tipos de listras, variando entre largura e padrão.
4 – Você provavelmente não vai conseguir colocar ela no colo
Dependendo da espécie, uma zebra pode pesar entre 181 e 450 quilos. A zebra de Grévy é considerada a maior entre as três espécies, podendo chegar a 1,40 de altura e 450 quilos, seja macho ou fêmea. Além disso, elas são capazes de viver cerca de 20 a 30 anos na natureza, e 40 em zoológicos.
5 – Elas são “família”
As zebras são animais sociáveis e vivem em pequenos grupos familiares entre grandes rebanhos. Se você acha que as listras atrapalham na hora de identificar um “conhecido”, está enganado. Mesmo quando estão agrupadas, elas reconhecem uma às outras e permanecerem perto de suas famílias.
6 – São criaturas muito leais
Apesar de estarem sempre na mira dos leões e hienas, os rebanhos se ajudam com “olhos extras” para monitorar o perigo. Se uma zebra é atacada, outras podem vir imediatamente em sua defesa e formar um círculo em torno dela para afastar o predador.
7 – Elas também são bem “espertinhas”
As zebras são frequentemente encontradas se misturando com os rebanhos de antílopes, assim, as espertinhas garantem uma proteção extra contra as ameaças.